quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

À procura de verdadeiros servos!


Estamos iniciando mais um ano em nossas vidas e sempre nos enchemos de planos e metas a serem cumpridos ao longo do novo ano. Quero lhe propor, a partir do Evangelho, uma meta para vivenciarmos em 2013. Tome o Evangelho do II Domingo do Tempo Comum: Jo 2, 1-11. Escuta melhor quem cria em torno da Palavra um espaço de acolhida e tem um coração aberto. Leia o texto bíblico!

Maria Andrea/Arquivo CN



O primeiro milagre que Jesus realiza nos deixa vários ensinamentos, um deles é justamente a oportunidade que Deus nos concede de sermos ‘colaboradores na realização dos milagres’. Foi Jesus quem fez o milagre, mas ele contou com a ajuda de Maria e dos serventes que estavam ali bem atentos a tudo; “Fazei tudo o que ele vos disser”, essa é uma ordem muito clara para quem aceita ser companheiro de Jesus na realização de muitos milagres na vida dos outros e também na própria vida. Em tempo de tantos planos novos para serem realizados nesse ano, que tal incluir essa ordem de Maria? A mãe não rouba o lugar do Filho, mas sabe apontar para os servos o caminho mais rápido para se chegar até Jesus.

A figura dos que estavam servindo aqui não é composta por uma descrição física ou social, “os servos” nessa passagem têm duas características; sabem escutar e são obedientes. Eu e você como cristãos, devemos trazer em nossas vidas essas duas qualidades, pois onde Deus encontra um cristão que “aprendeu a ouvir e a obedecer”, ali Ele encontra um companheiro para a realização de muitos milagres.

A ordem Deus mesmo já nos deu pela boca de Maria, o exemplo de servos temos dois; o dos serventes da festa e o do próprio Jesus, que é o servo sofredor, Homem que sabe ouvir o Pai e realizar a Sua Vontade. Nesse Ano da Fé, que toda a Igreja vive, podemos trilhar um verdadeiro caminho de maturidade humana e cristã reassumindo, com fervor e compromisso, em nossas vidas, as duas qualidades dos serventes desse casamento: servos que sabem escutar e sabem obedecer.

Deixo uma mensagem especial aos que vivem o sacramento do Matrimônio, lugar de muitos milagres, que em alguns casos já não acontecem ou não são percebidos, porque esposos e esposas se esquecem de servir um ao outro. Já não existe entre eles um espaço para a escuta e obediência, assim estão deixando de colaborar com Jesus para a realização de milagres dentro de suas próprias famílias.

Deus o abençoe!


Padre Fabrício
Comunidade Canção Nova

Fonte: http://clube.cancaonova.com/materia_.php?id=13490

Nenhum comentário:

Postar um comentário